segunda-feira, 5 de abril de 2010

Minha mãe sonhava com isto... Lula realizou e ela nem votava nele...

MSM Noticias de 05.04.2010.
Por Leonencio Nossa, Agencia Estado, Atualizado: 5/4/2010 19:25
Lula defende o ProUni em encontro com bolsistas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje 10 estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) que ganharam bolsa da Universidade de Salamanca, uma das mais tradicionais da Europa. No próximo dia 12, eles embarcam para Espanha, onde devem ficar nos próximos quatro anos.
Durante o encontro com os estudantes, Lula defendeu o ProUni, que já beneficia 698 mil estudantes carentes com bolsas em faculdades privadas. "As pessoas que sempre puderam estudar não têm noção do que é para um pai ou uma mãe colocar seu filho na universidade", disse o presidente. "Tem gente que não gosta do ProUni, tem cisma."
Na conversa, Lula disse que, após deixar o governo, irá a Salamanca para receber da universidade um dos muitos títulos de doutor honoris causa oferecidos nos últimos sete anos.
"Talvez eu darei aula para vocês em espanhol", brincou.
Neste ano, o Ministério da Educação ofereceu vaga em Salamanca para 10 estudantes inscritos no ProUni com melhores notas no Enem.
--- Ao ler esta matéria meus olhos marejaram e minha voz embargou várias vezes, visto que toda vez que vejo falar deste PROGRAMA DE GOVERNO, isto mesmo PROGRAMA, com letras maiúsculas e com uma abrangência ainda mais maiúscula ainda, pois atinge aqueles que há 8 anos atrás só podiam sonhar com tais coisas, uma vez que não poderiam pagar as mensalidades das universidades onde hoje cursam e colocam suas mentes a serviço do conhecimento superior para nosso país; lembro de minha falecida mãe que sempre nos dizia a máxima que acho que todas as mães operárias um dia disse no passado a seus filhos, ou seja... "o que posso deixar para você que ninguém te tirará é a educação" e a minha mãe foi uma destas que para eu estudar lutou para conseguir uma bolsa de um programa mais ou menos parecido com este, só que para o ensino médio, o PEBE-Programa Estadual de Bolsas de Estudos, isto em 1900 e sessenta e alguma coisa, não me lembro bem, sei dizer que cursei o ensino médio, e me direcionei na vida de forma até bem, visto que parei por aí, até mesmo porque fui barrado pelo binômio, trabalho e estudo, neste o estudo ficou de lado, não por falta de vontade, mas pela dificuldade de pagar uma faculdade, o que hoje com o PROUNI, seria diferente. Felizes daqueles que tem olhos e vê, tem coração e sabem amar e respeitar as obras que tem em seus projetos RAIZES FORTES, que sustentam em seus objetivos, os sonhos de tantas mães e pais do nosso Brasil, mães iguais a minha, que onde estiver estará vibrando com esta obra grandiosa que tem transformado em realidade palpável o que sem ela era inacreditável e inalcansável, posso dizer até frustrante e um desperdicio de talentos, se imaginarmos quantos jovens promissores não puderam levar adiante suas pretensões em relação a formação acadêmica. Repetindo os dizeres da minha saudosa mãe, com um floreado diferente:
O PROUNI - ESTÁ DANDO AOS JOVENS CARENTES DO BRASIL O BEM MAIS PRECIOSO DE TODOS, E QUE NINGUÉM USURPA - A EDUCAÇÃO.
Espero que quem vier depois não se deixe levar pela arrogância e destrua tão grande obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário